Chegou o momento de escolher a melhor colher para introdução alimentar? A gente te ajuda! Esse momento tão esperado pelos papais pode ficar ainda mais especial com os utensílios certos.
Pensando nisso, montamos uma lista com 10 opções para você escolher aquela que melhor se adeque à sua necessidade e a de seu bebê. O nosso primeiro modelo da lista, por exemplo, é a Colher Nuby que foi desenvolvida especialmente para que o neném consiga segurar o talher com conforto.
Saiba mais sobre esta e outras opções e confira dicas que vão te ajudar a escolher o modelo ideal.
Como avaliamos os produtos
Os produtos selecionados são avaliados de acordo com a experiência do usuário, qualidade do produto e sua reputação da marca.
Experiência do Usuário: avaliação da praticidade e segurança durante o uso.
Qualidade do Produto: verificação dos materiais utilizados, durabilidade e mais.
Reputação da Marca: percepção da marca no mercado nacional e sua reputação entre seus clientes.
1. Colher Nuby
Livre de BPA, sem cantos vivos e com as pontas arredondadas, a Colher Nuby foi desenvolvida especialmente para que os bebês consigam segurar a colher com conforto.
Seu cabo longo facilita o acesso ao fundo de pratos e potes e suas cores brilhantes e divertidas estimulam o pequeno e deixam a hora da refeição ainda mais divertida e lúdica.
Detalhes do Produto
- Cores: multicolorido
- Material: silicone livre de BPA
- Quantidade: kit com 6 colheres
Prós
- Colorido e lúdico
- Livre de BPA
- Sem cantos vivos
- Pontas arredondadas
- Pega segura e confortável
Contras
- Apesar de ser silicone, o material é mais rígido
9.6
Seguro e confortável
A Colher Nuby foi pensada exclusivamente no conforto e segurança do bebê. Apesar de ter um aspecto mais rígido, não é nada que atrapalhe a experiência como um todo.
2. Colher Munchkin
Além de suas cores brilhantes que prendem a atenção do bebê, a Colher Munchkin também foi totalmente pensada para trazer conforto e facilitar o momento da refeição.
Sua borda é arredondada e macia, ideal para a gengiva do pequeno. Seu cabo é ergonômico, ficando mais fácil de segurar. Feito de polietileno, a colher é livre de material tóxico.
Detalhes do Produto
- Cores: multicolorido
- Material: polietileno
- Quantidade: kit com 6 colheres
Prós
- Macio e arredondado
- Suaves para as gengivas do bebê
- Cabo ergonômico
- Kit com cores vibrantes
- Bom custo-benefício
Contras
- Colher “funda”, pode ser difícil para alguns bebês pegaram todo o alimento de uma vez só
9.6
Multicolorido
Nada como algo bem colorido para chamar a atenção do bebê, não é mesmo? Nisso, a Colher Munchkin é destaque! Sua cor brilhante promete prender a atenção do pequeno na hora da refeição.
3. Colher Mam Baby
A Colher Mam Baby se destaca por ser desenvolvida com a ajuda de especialistas. Suas duas colheres têm pontas sensíveis ao calor e mudam de cor caso a comida esteja muito quente para o bebê.
Apesar das duas serem macias, suaves e seguras, as colheres têm propósitos diferentes. Enquanto a de cabo longo é ideal para que os pequenos e pais segurem juntos, a de cabo curto é perfeita para os nenés treinarem sua independência e segurarem sozinhos.
Detalhes do Produto
- Cores: rosa ou azul
- Material: plástico livre de BPA e BPS
- Quantidade: kit com 2 colheres
Prós
- Pontas sensíveis ao calor
- Colheres de cabo longo e curto
- Superfícies antideslizante
- Macia e suave
Contras
- Perde cor rapidamente
9.6
Termossensível
Além de macia, suave e segura, a Colher Mam Baby também se destaca por ser termossensível. Sua ponta é sensível ao calor e muda de cor caso o alimento esteja quente demais, trazendo mais segurança para o neném.
4. Colher Kuka
Quando falamos da melhor marca de colher para introdução alimentar, não poderíamos deixar de citar a Kuka.
Sua colher altamente durável foi pensada especialmente para facilitar a alimentação do bebê. Com material resistente e design inovador, os dois produtos são adequados para a boca pequena e delicada do neném.
Para completar, elas são simples de manusear e vêm com um estojo ideal para armazenar e transportar.
Detalhes do Produto
- Cores: rosa
- Material: plástico livre de BPA
- Quantidade: kit com 2 colheres e estojo
Prós
- Duráveis
- Livre de BPA
- Adequada para bebês
- Simples de manusear
- Com estojo
Contras
9.6
Com estojo
O kit de Colher Kuka é ideal para os pais que procuram praticidade. Isso porque seu estojo exclusivo e compacto garante um armazenamento seguro e permite que o produto seja transportado para qualquer lugar.
5. Colher Freso Baby
A Colher Freso Baby é uma excelente opção para fazer a introdução alimentar do bebê, especialmente se o método usado for o BLW. Com cabo rígido de bambu e ponta flexível de silicone, o produto garante mais autonomia ao neném.
Seu design ergonômico foi desenvolvido para as mãos pequenas do bebê e auxiliar na autoalimentação permitindo mais autonomia e contato cm os alimentos.
Detalhes do Produto
- Cores: rosa, cinza ou verde água
- Material: silicone livre de BPA + cabo de bambu
- Quantidade: 1 colher
Prós
- Sem materiais tóxicos
- Hipoalergênico e 100% seguro
- Resistente a manchas
- Toque suave
- Antimicrobiano e antibacteriano
Contras
- Colher “funda”, pode ser difícil para alguns bebês pegaram todo o alimento de uma vez só
9.6
Seguro
Entre as melhores colheres para introdução alimentar, a Colher Freso Baby se destaca por seu material seguro. Hipoalergênico, o produto também é livre de plástico, BPA, PVC, chumbo e ftalato. Além disso, é antimicrobiano e antibacteriano, prevenindo a proliferação de bactérias.
6. Colher Simonaggio Disney Baby
O design moderno e divertido da Colher Simonaggio Disney Baby foi pensado para ajudar os pais e incentivar a descoberta dos sabores de forma lúdica ao lado de seus personagens favoritos.
Para completar, o produto é higiênico e de fácil limpeza, podendo ser usado inclusive na máquina de lavar louças.
Detalhes do Produto
- Cores: aço inoxidável
- Material: aço inoxidável
- Quantidade: 1 colher e 1 garfo
Prós
- Aço inoxidável
- Higiênico
- Fácil limpeza
- Lúdico e divertido
Contras
- Material frágil
9.3
Design lúdico
A Colher Simonaggio Disney Baby é ideal para quem quer trazer mais diversão para a hora da alimentação. Com personagens infantis desenhados, o produto deixa o momento mais lúdico.
7. Colher Buba Kit de Treinamento
A Colher Buba merece seu lugar de destaque entre as melhores colheres para introdução alimentar por seus dois estágios de treinamento.
Desenvolvido especialmente para estimular a autoalimentação e coordenação motora dos bebês, o Buba Kit de Treinamento conta com duas colheres, um para cada estágio.
O estágio 1 é ideal para alimentos menos consistentes e também massageia a gengiva do neném. Já o estágio 2 é recomendado para as papinhas e comidas mais consistentes.
Detalhes do Produto
- Cores: cinza
- Material: plástico livre de BPA
- Quantidade: kit com 2 colheres
Prós
- Livre de BPA
- Estimula autoalimentação
- Estimula coordenação motora
- Kit com colheres para estágios diferentes
Contras
- Plástico mancha com o tempo
9.1
2 estágios
A Colher Buba Kit de Treinamento é a opção ideal para os pais que querem um produto completo para a introdução alimentar. Isso porque este modelo conta com duas colheres, uma para cada tipo de alimento: o mais e o menos consistente.
8. Colher Fisher-Price Yummy!
A Colher Fisher-Price Yummy! conta com dois estágios de aprendizado para a introdução alimentar do seu bebê ser mais fácil e divertida.
Na primeira fase é usada a colher fechada, que garante mais conforto para as gengivas e permite que alimentos mais cremosos sejam captados e levados a boca com facilidade.
Já a segunda fase acontece quando o neném já está mais acostumado com os alimentos. Nela, a colher é vazada e serve para alimentos mais consistentes e para estimular a coordenação motora do pequeno.
Detalhes do Produto
- Cores: azul e vermelho
- Material: silicone livre de BPA
- Quantidade: kit com 2 colheres
Prós
- Colheres para 2 estágios
- Colorido
- Com ventosa
- Design ergonômico
Contras
- A colher é pequena, mais indicada apenas para o treinamento do bebê
9.1
Ventosas
Além de suas fases, a Colher Fisher-Price Yummy! também conta com um formato diferente e divertido para ajudar o bebê ter mais segurança na hora de se alimentar. Ela ainda conta com escudo protetor e ventosa.
9. Colher Tramontina
O modelo curvado da Colher Tramontina foi pensado para ajudar no aprendizado do bebê e fazer com que comida chegue mais facilmente até a boca.
Feita totalmente de aço inox, a colher não solta nenhum tipo de resíduo nos alimentos, os mantendo saudáveis. Mesmo com seu acabamento em brilho, o produto pode ser lavado diretamente na máquina de lavar louças.
Detalhes do Produto
- Cores: aço inox
- Material: aço inox
- Quantidade: 1 colher
Prós
- Material resistente
- Colher curvada
- Não solta resíduo
- Acabamento em brilho
Contras
- O produto só pode ser usado na mão direita
9.1
Aço inox
A Colher Tramontina entrega a qualidade que a marca promete. Feito de aço inox, o produto não solta nenhum tipo de resíduo e oferece maior durabilidade.
10. Colher Clingo First
A Colher Clingo First foi pensada para ajudar o bebê a comer sozinho com facilidade e segurança, estimulando sua autonomia e coordenação motora.
Para isso, o kit com duas colheres é dividido em duas frases: uma para para alimentos mais pastosos e outra para comidas mais consistentes e cremosas.
Detalhes do Produto
- Cores: azul marinho
- Material: plástico livre de BPA
- Quantidade: kit com 2 colheres
Prós
- Livre de BPA
- Duas colheres de treinamento
- Formato anatômico ideal para introdução alimentar
- Estimula autonomia
- Estimula coordenação motora
Contras
- A colher é pequena, mais indicada apenas para o treinamento do bebê
8.9
Treinamento
A Colher Clingo First foi desenvolvida especialmente para estimular a autonomia e coordenação motora do bebê durante a sua introdução alimentar.
Como escolher a melhor colher para introdução alimentar?
A primeira vez do bebê comendo é um momento super esperado pelos pais e escolher a colher certa pode deixar tudo ainda mais especial.
Um utensílio de qualidade e desenvolvido para isso traz mais conforto e segurança para o neném. Para te ajudar nessa decisão, separamos algumas características para você ficar de olho:
- Material: a maioria das colheres infantis são de silicone ou de plástico por serem mais macias e flexíveis. Nesse caso, prefira as opções livres de BPA. Outro modelo comum é de aço inox, que deve ter bordas arredondadas para evitar lesões na boca.
- Tamanho: priorize colheres com cabeça pequena. Isso porque esse tipo de modelo pega pouca comida de uma vez e é ideal para a boca menor do bebê.
- Design: modelos ergonômicos facilitam o manuseio do neném e estimulam sua coordenação motora.
- Sem pontas: prefira opções com bordas arredondadas e sem pontas para garantir mais segurança ao bebê enquanto ele manuseia a colher sozinho.
FAQ: Perguntas frequentes
1. Qual é o melhor material para a colher?
- Os modelos mais comuns são de silicone e plástico livre de BPA. Isso porque esses materiais são mais macios e flexíveis, não irritam a boca do neném e são fáceis de limpar.
2. Qual deve ser o tamanho da colher?
- A colher deve ter uma cabeça pequena e adequada ao tamanho da boca do neném. Esse tamanho é mais seguro por pegar a quantidade certa de alimento.
3. É melhor cabo longo ou curto?
- Os bebês costumam ter mais facilidade em manusear cabos longos. Além disso, esse tipo de modelo ajuda a alcançar o fundo de potes sem precisar colocar a mão.
4. Como saber se a colher é segura?
- Segurança é a principal preocupação dos pais. Quando falamos de colher para introdução alimentar, é sempre bom observar se o silicone e o plástico são livres de BPA. Além disso, verifique se o utensílio tem pontas que podem machucar ou partes pequenas que podem se soltar e representar um risco de engasto.
5. Quando trocar a colher?
- A medida que o bebê vai crescendo, sua coordenação motora vai melhorando e ele já tem mais segurança na hora de se alimentar. Nesse momento, pode ser interessante procurar por novos modelos com diferentes tamanhos e formatos.
Considerações finais
Escolher a melhor colher para introdução alimentar pode fazer toda a diferença nesse momento tão especial e deixá-lo mais seguro e confortável.
Para isso, prefira modelos com design ergonômico e que sejam fáceis de limpar e manusear. Opções coloridas e com personagens infantis também pode ser uma boa pedida para deixar o ambiente mais lúdico.
Com as 10 opções e dicas que apresentamos ao longo do texto, você já está pronto para iniciar essa nova fase com muita segurança e carinho.
Deixe um comentário