Método Canguru: tudo que pais de prematuros precisam saber

Anualmente, nascem em todo o mundo cerca de 20 milhões de bebês prematuros e de baixo peso, ou seja, menores de 2,5 kg, e no Brasil, aproximadamente 10% dos bebês nascem antes do tempo. Com isso, métodos foram inventados pela medicina para que a maioria desses bebês consiga se desenvolver e crescer com saúde.

Considera-se bebês prematuros aqueles que vêm ao mundo antes de completar 37 semanas de gestação. Normalmente, esses bebês devem permanecer na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) até ganharem peso e não apresentarem mais riscos à vida.

Dentre os inúmeros métodos, está o Canguru. Segundo o Ministério da Saúde, essa é a abordagem mais adequada para a atenção ao recém-nascido (RN), seja ele pré-termo ou de baixo peso, principalmente para a criança que necessite internação na Unidade Neonatal

O que é o método Canguru?

O método Canguru é iniciado ainda durante a gestação. Após o pré-natal, caso seja identificado um risco gestacional, o atendimento prossegue com um pré-natal especializado e, após o nascimento, há a monitoração do progresso do bebê no serviço de neonatologia, seja na Unidade Neonatal ou em alojamento conjunto. O atendimento segue no domicílio, e, se necessário, a criança é acompanhada pelo ambulatório especializado.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o Método Canguru é totalmente humanizado e reúne estratégias de intervenção biopsicossocial, além de estimular a presença dos pais em todos os momentos desde o nascimento do prematuro, inclusive autorizando o livre acesso à unidade neonatal. Neste contato, os pais devem sempre respeitar o sono e o estado comportamental da criança, além de serem orientados a tocar o filho e a adotar a posição canguru.

O que é a posição canguru

A posição canguru consiste em manter o recém-nascido de baixo peso em contato pele a pele, na posição vertical, junto ao peito dos pais. A equipe de saúde deve estar adequadamente treinada para orientar de maneira segura os pais a realizarem a posição canguru, que promove benefícios importantes para o desenvolvimento e a saúde do bebê.

Etapas do método Canguru

Ao todo, são três etapas do método Canguru, e cada uma deve ser seguida à risca para que a criança consiga evoluir e tenha uma boa recuperação após o nascimento prematuro.

Método Canguru: Primeira etapa

A primeira etapa do método tem início ainda no pré-natal da gestação. Após ser identificado o alto risco, os pais devem ser acolhidos e receber informações sobre as condições de saúde do bebê, os cuidados dispensados e as rotinas, além de informações sobre a Unidade Neonatal em que a criança ficará internada.

Todas essas informações deixarão os pais mais tranquilos e confiantes para participarem do processo. Após o nascimento, os pais terão livre acesso à Unidade de Saúde e serão encorajados a tocar a criança e colocá-la na posição canguru.

Ambos os pais são bem-vindos, e a presença do pai é fundamental para a recuperação da criança, por isso, ele deve ser estimulado a participar de todas as atividades desenvolvidas.

Método Canguru: Segunda etapa

Após a primeira etapa ser finalizada, inicia-se a segunda etapa, em que o bebê permanecerá de maneira contínua com a mãe. Ela então participará ativamente dos cuidados do filho, o que a fará se sentir segura e estimulada a permanecer com o bebê na posição canguru o maior tempo possível.

Método Canguru: Terceira etapa

Já a terceira etapa acontece quando o bebê recebe alta e é liberado para ir para casa. Nesta fase, o bebê vai para a residência acompanhado de sua família e também pelo Ambulatório do Método Canguru, localizado no hospital de origem. Todos passam a ser acompanhados pela Unidade Básica de Saúde, e o cuidado compartilhado permanecerá até o bebê atingir o peso de 2,5 kg.

Para que a criança receba alta hospitalar e possa ir para casa, o médico responsável deve analisar alguns aspectos básicos. Somente após essa avaliação, caso todos os critérios sejam aprovados, a criança poderá ir para casa.

Dentre os critérios, estão a segurança da mãe em realizar o procedimento e a conscientização dos familiares sobre os cuidados necessários com o bebê em casa.

Além disso:

  • A mãe e o pai, com o apoio da família nas atividades do lar, devem assumir o compromisso de realizar a posição canguru pelo maior tempo possível.
  • O peso mínimo do bebê deve ser de 1,6 kg.
  • O acompanhamento ambulatorial deve ser assegurado até que a criança alcance 2,5 kg.
  • A criança só receberá alta se o ganho de peso estiver adequado durante os três dias anteriores à alta.
  • O bebê deve estar exclusivamente em aleitamento materno. Em situações especiais, a mãe e a família devem ser autorizadas a realizar a complementação.
  • Os pais devem levar a criança para a primeira consulta 48 horas após a alta, no hospital de origem. As demais consultas devem ser alternadas com a Unidade Básica de Saúde e visitas domiciliares.

Quais os benefícios do método Canguru?

São inúmeros os benefícios do método Canguru, que ajuda a criança a se desenvolver de maneira saudável e a evitar complicações pelo nascimento prematuro.

Além dos bebês, os pais também são beneficiados com o método, pois conseguem estabelecer um vínculo maior com a criança e promover um desenvolvimento mais adequado. Veja alguns dos destaques do método:

  1. Favorece o vínculo mãe-filho.
  2. Diminui o tempo de separação entre mãe e filho.
  3. Estimula o aleitamento materno.
  4. Favorece um melhor desenvolvimento neurocomportamental e psicoafetivo do recém-nascido.
  5. Favorece a estimulação sensorial adequada.
  6. Reduz o estresse e a dor.
  7. Proporciona um melhor relacionamento da família com a equipe de saúde.
  8. Possibilita maior competência e confiança dos pais no cuidado com seu filho.

Além disso, estudos realizados em hospitais confirmaram que o método contribui para o aumento do leite materno. Mulheres que praticam esse método com seus filhos têm um aleitamento materno maior.

Outro ponto interessante é que, devido à proximidade do contato corpo a corpo com a criança, há um controle térmico adequado, o que contribui para a redução do risco de infecções hospitalares, além de diminuir o estresse e a dor do recém-nascido.

Considerações finais

O método Canguru é uma das melhores opções para um desenvolvimento saudável do bebê recém-nascido de baixo peso. Ele garante um contato maior dos pais com a criança desde o momento do nascimento, trazendo inúmeros benefícios tanto à criança quanto aos adultos.

Dividido em três etapas, o método inicia-se ainda no pré-natal, após a identificação de uma gravidez de risco, e segue até a alta completa da criança, após o ganho de peso e a eliminação do risco.

Seguro e aprovado, o método garante uma maior aproximação dos pais com a criança desde o nascimento, permitindo que os responsáveis acompanhem todos os momentos e participem de todos os cuidados.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *